terça-feira, 30 de junho de 2020

Mototaxista reencontra moradora de rua, que protegeu do frio e deixou lanche

Vânia Frazão foi recolhida para tratamento psiquiátrico no Centro de Assistência Psicossocial (Caps) de Seropédica. Ela é diagnosticada com esquizofrenia.

Vânia Cortes Frazão reencontra mototaxista Ednei da Silva 
Foto: Camilo Coelho/Razões para acreditar/Reprodução

SEROPÉDICA - A sem-teto Vânia Cortes Frazão, de 58 anos, foi localizada em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio, após uma 'força-tarefa' ser realizada no RJ. Ela reencontrou nesta sexta-feira (26) o mototaxista Ednei Motta da Silva, que deixou um cobertor e um lanche ao vê-la dormindo em uma rua da Vila Kennedy. A informação foi obtida pelo site Razões para Acreditar.

A paciente foi encontrada em uma praça e recolhida para tratamento psiquiátrico no Centro de Assistência Psicossocial (Caps) de Seropédica. O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica, Antônio Freitas, disse que um tratamento foi iniciado e ela será acompanhada “de perto” a partir de agora.

Vânia voltou a ficar com irmão nesta sexta-feira (26) — Foto: Reprodução

“Ela é uma moradora de rua, vive há um bom tempo na rua. Ela já era uma paciente do Caps. A família trazia, ela vinha para os tratamentos e fugira para a rua. A família não consegue conte-la. Com as abordagens, ela acaba indo para outros municípios”, disse Antônio.

  • “A gente vai trabalhar do zero e vai fazer um acompanhamento ‘de perto’ do caso. Ela recebeu atendimento psiquiátrico. Também já teve um tratamento medicamentoso e ambulatorial. Após passar por uma avaliação, ela será reinserida na família. Vamos tentar acompanhar os próximos passos da paciente”, completou o secretário.
Vida difícil e problemas psiquiátricos

Vânia enfrentou uma história de vida difícil e problemas psiquiátricos até virar moradora de rua. O G1 conversou com a irmã mais nova de Vânia, Wanderleia Oliveira Cortes, de 53 anos, na quinta-feira (26).

“Quero que ela se cuide, tenho vontade que ela se recupere. Ela precisa de ajuda, vive nas ruas, não pode viver assim. Eu amo muito ela. Embora eu não possa ajudar ela, eu a amo muito. Eu quero ver ela bem”, disse Wanderleia.

Vânia quando era mais jovem e morava em Seropédica 
Foto: Reprodução/ Razões Para Acreditar

Ao relembrar da irmã, Wanderleia contou que Vânia sempre foi uma mulher muito bonita e independente durante a juventude, quando viveu em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio.

“Ela sempre foi uma pessoa boa, trabalhava em uma fábrica de macarrão. Ela tinha o ‘dinheirinho’ dela, era independente. Ela era muito bonita. Hoje em dia ela está acabada, a situação é muito triste”, relembrou a irmã.

Segundo parentes, Vânia ficou abalada depois de ver o filho se mudar para Brasília e se divorciar do marido. Foi diagnosticada com esquizofrenia após os traumas e precisou ser internada algumas vezes pela família.

“Ela casou, depois não deu certo e ela ficou doente. Ela tem esquizofrenia. Eu já internei ela há muitos anos atrás. Desde quando ela separou, ela ficou mal. Eu conseguia internar, agora eu não consigo mais”.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário