segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Famílias de crianças com Zika vírus começam a receber pensão vitalícia do Governo do Brasil

  



GOVERNO DO BRASIL - O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira, 3 de novembro, o pagamento da pensão especial vitalícia reajustada para pessoas nascidas no Brasil com deficiência permanente causada pela síndrome congênita associada ao vírus Zika durante a gestação.

A partir de agora, as famílias de crianças nascidas entre 2015 e 2019 que já recebiam a pensão de um salário mínimo (Lei de 2020) passam a receber o valor equivalente ao maior benefício pago pela Previdência Social. O novo valor será depositado mensalmente, por toda a vida da pessoa beneficiada.

A medida foi regulamentada por Portaria Conjunta do Ministério da Previdência Social (MPS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estabelece o pagamento de uma indenização por dano moral (já paga em setembro, em parcela única) e da pensão especial vitalícia.

💰 Pagamento Retroativo e Benefícios Adicionais

As famílias também têm direito ao pagamento retroativo da pensão vitalícia, com o marco para cálculo sendo 2 de julho de 2025 (data da publicação da lei nº 15.156).

  • Quem pediu antes da lei: Receberá o retroativo a partir de 2 de julho deste ano.

  • Quem pediu depois da lei: Receberá o benefício a partir da data do requerimento.

Além do valor mensal, o benefício garante o abono anual (13º salário), passa por reajuste todos os anos e é isento de Imposto de Renda.

🤝 Reconhecimento e Novo Grupo

O presidente do INSS, Gilberto Waller, celebrou o momento. “Cada pagamento simboliza o reconhecimento de uma luta de anos. Não é um favor, é um valor devido a essas famílias que agora estão tendo seus direitos plenamente garantidos”, afirmou.

Muitas famílias, como Daiane Freitas, mãe de Ayla (9 anos), de Salvador (BA), manifestaram gratidão pela concretização da medida após anos de luta.

"Vivemos um marco histórico após dez anos de luta. Nunca desanimamos e agradecemos a Deus e ao presidente do INSS por ouvir a nossa voz.” – Daiane Freitas, mãe beneficiada.

Neste mês, o INSS começa a analisar os requerimentos de famílias que também têm direito, mas ainda não recebiam a pensão anterior. A partir de 28 de novembro, essas famílias passarão a receber a indenização e a pensão vitalícia.

📋 Como Solicitar

O INSS continua recebendo os pedidos de pensão especial e de indenização por dano moral.

  • Canais: Preferencialmente pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Não é necessário comparecer a uma agência física.

  • Atenção: Quem já fez o requerimento neste ano não precisa refazer a solicitação. Se a família já recebeu valor judicial pelo mesmo motivo, será preciso optar por um dos benefícios.

Documentos Exigidos (incluindo o laudo padronizado):

  • Documento de identificação e CPF da pessoa com deficiência e de seu representante legal.

  • Laudo médico emitido por junta médica, preenchido de forma clara, sem rasuras, e contendo:

    • Identificação do paciente, diagnóstico clínico e histórico de acompanhamento.

    • Registro expresso da existência da deficiência.

    • Assinatura, número de registro no conselho de classe e carimbo legível de todos os médicos da junta.

Começa a Campanha Papai Noel dos Correios

  



A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 foi oficialmente lançada no estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (10), em cerimônia realizada no auditório do edifício-sede dos Correios, na Cidade Nova. A corrente do bem, que completa 36 anos, busca unir a sociedade para realizar os pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social.

O evento de lançamento contou com a presença do superintendente estadual dos Correios no RJ, José Oliveira dos Santos, do Papai Noel e dos mascotes Carteirito e Carteirita. A cerimônia foi marcada por apresentações, incluindo a participação de estudantes da Creche Municipal Vila dos Mineiros, uma dança do Instituto João Gonçalves e a performance do Coral Comunica-Som.

Amplo Alcance no RJ

Neste ano, a campanha no Rio de Janeiro envolve 102 escolas públicas e instituições parceiras que enviaram cartinhas. A inclusão social é um dos destaques, com a participação de uma escola dentro de um Quilombo e unidades de ensino nas ilhas de Provetá, Abraão e Ilha Grande.

Em mais de três décadas, a campanha já atendeu quase 7 milhões de cartinhas em todo o país. Apenas em 2024, quando celebrou 35 anos, 350 mil cartas foram adotadas no Brasil.

Como Participar e Prazos no RJ

A campanha visa atender os pedidos de crianças matriculadas em escolas da rede pública (1º ao 5º ano do ensino fundamental) e instituições parceiras, além de pedidos de crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.

Prazos no Estado do Rio de Janeiro:

AçãoPeríodo no RJ
Início da Adoção de Cartinhas10/11/2025
Envio de Cartas pelas CriançasAté 14/11/2025
Encerramento da Campanha e Entrega de Presentes05/12/2025

Para Adotar uma Cartinha (Padrinhos e Madrinhas):

Basta acessar o Blog da Campanha e seguir as instruções ou procurar as cartinhas físicas nas principais agências dos Correios. A entrega do presente deve ser feita presencialmente no ponto de entrega indicado no Blog.

Para Enviar a Carta (Criança/Responsável):

As cartinhas devem ser manuscritas. O envio é feito de forma digital através do site: http://blognoel.correios.com.br/. É necessário fotografar ou digitalizar a cartinha e fornecer o CPF da criança no cadastramento.

Importante: Não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.